quarta-feira, 17 de novembro de 2021

Round 6: série da Netflix vira isca para golpes online

Especialistas em cibersegurança encontram aplicativos na loja do Android usando temática de Round 6 para roubar dados e espionar atividade nos celulares

Raquel Freire
Fonte: www.techtudo.com.br
Em: 22/10/21

O sucesso de Round 6, série produzida pela Netflix, está sendo aproveitado por criminosos que aplicam golpes na internet. De acordo com a Avast, empresa de soluções em segurança digital, aplicativos fraudulentos foram encontrados usando indevidamente nome e imagens temáticas da série para enganar usuários desatentos, no intuito de roubar dados pessoais ou espionar atividades nos celulares.


Criminosos usam nome da série para criar aplicativos e streamings falsos que roubam dados dos usuários
www.pinturasdoauwe.com.br

Os aplicativos utilizam diferentes táticas para enganar as vítimas interessadas na série Round 6. Em um dos casos, o app disponibilizava papéis de parede da produção acompanhados de adwares, programas maliciosos que bombardeiam o celular com propagandas indesejadas. Segundo a Avast, a aplicação também inscreve os usuários em um serviço de SMS pago da Google Play Store sem consentimento. O app já foi retirado da loja do Google.

Outro aplicativo malicioso descoberto pela empresa usava o tema Round 6 para espalhar uma ferramenta de acesso remoto chamada SpyMax, capaz de espionar o celular das vítimas e o seu comportamento no smartphone.


Hwang Dong-hyuk, diretor de Round 6, revelou que perdeu seis dentes durante as gravações da primeira temporada devido ao estresse
veja.abril.com.br

Além dos aplicativos móveis, cibercriminosos também estão oferecendo streamings piratas da série que prometem liberar episódios gratuitamente em páginas falsas. Geralmente, esses sites estão repletos de anúncios maliciosos e possíveis malwares. Os especialistas da Avast encontraram propagandas falsas de games online baseados na atração.

A empresa acrescenta que a Polícia Nacional Espanhola está alertando a população sobre a existência de cartões físicos em circulação que se parecem com o cartão de visita exibido na série. Os cartões produzidos por golpistas mostram um QR Code que, ao ser lido nos celulares, pode direcionar a vítima para sites maliciosos.


Produção sul-corena da Netflix, Round 6 quebra recordes e se torna a série mais assistida da história da plataforma de streaming
www.herdeironerd.com


Plataformas piratas de streaming são perigosas

A principal recomendação em relação a séries e filmes online é que o usuário consuma esses conteúdos somente em plataformas oficiais. "Os cibercriminosos amam as tendências tanto quanto o resto de nós, mas eles as apreciam pelo gancho que proporcionam, no sentido de atrair as pessoas", afirma Vojtech Bocek, engenheiro sênior de segurança para dispositivos móveis da Avast.

"A qualquer pessoa que ainda não assistiu à série, recomenda-se que assista apenas na Netflix, e não em qualquer outro site de streaming, já que esses streams não oficiais normalmente veiculam adware e outros malwares", acrescenta.


Violência gráfica de Round 6 preocupa pais e educadores de crianças e adolescentes
www.giromarilia.com.br

O especialista da Avast recomenda também que os usuários estejam atentos ao baixar aplicativos que prometem brindes ou qualquer benefício que utilize temas e marcas de séries. Além disso, deve-se fazer downloads apenas nas lojas oficiais Play Store ou App Store. Usar um antivírus também ajuda na proteção do smartphone.

Por fim, é fundamental ler as avaliações registradas por outros usuários antes de baixar os aplicativos, porque muitas vítimas deixam recados e indicam que o app em questão é malicioso ou não funciona de maneira correta. Também não é recomendado ler QR Codes duvidosos ou desconhecidos encontrados em locais públicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Round 6: série da Netflix vira isca para golpes online

Especialistas em cibersegurança encontram aplicativos na loja do Android usando temática de Round 6 para roubar dados e espionar atividade n...